Overdose Vitamina C
Overdose Vitamina C
Vitamina C não é refresco de laranja!
A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água. Ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação ou suplementação.
Os benefícios dessa vitamina para nosso organismo são inúmeros: Ela melhora o sistema imunológico, a pele, pois é necessária para a produção de colágeno, melhora a absorção de ferra no organismo, auxilia na saúde dos olhos, pois é um dos fatores para a prevenção da degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes e um poderoso antioxidante, neutralizando os radicais livres, etc.
Na alimentação ela pode ser obtida especialmente em algumas frutas como a laranja, goji berry, acerola, kiwi e goiaba, e verduras, como a couve e o brócolis. Mas o que muita gente não sabe é que o excesso de vitamina C no organismo por levar a uma hipervitaminose, que ocorre quando o indivíduo ingere altos níveis de vitaminas, que pode lavar à um quadro de intoxicação. O quadro clínico irá depender da vitamina envolvida na intoxicação.
E quem nunca passou pela prateleira da farmácia e levou aqueles tubinhos de vitamina C efervescentes para casa, geralmente até na promoção 3 por X reais ou leve 3 e pague 2? Pois é, é preciso ter cuidado, tudo em excesso faz mal e com as vitaminas são é diferente. A dose de vitamina C diária recomendada para adultos é de 90mg para homens e 75mg para mulheres, o que equivale à ingestão de apenas uma laranja e um morango por dia, sendo assim poucos os casos em que a suplementação é indicada.
A vitamina C é absorvida no intestino. Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça.
Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins. Outro ponto que deve ser observado que em excesso ela pode promover um aumento excessivo da absorção de ferro.
O uso de medicamentos associado à alta ingestão de vitamina C também pode trazer riscos. Estudos demonstraram que a vitamina C aumenta os níveis plasmáticos da aspirina e de outras drogas da mesma classe, o que, por consequência, favoreceria uma possível intoxicação. Além disso, pesquisas identificaram que o consumo de ácido ascórbico inibe a ação do anticoagulante Varfarina, aumentando os riscos do surgimento de trombos nos vasos sanguíneos.
Então galera, nada de tomar vitamina C como se fosse refresco de laranja!
Procure um nutricionista para te orientar.
Fontes: www.natue.com.br - www.drauziovarella.com.br/envelhecimento/excesso-de-vitaminas/
Autores
-
Mineira de Juiz de Fora. Publicitária, Pós-graduada em Gestão Comercial pela FGV Niterói e acadêmica em Nutrição. Ex-atleta de trampolim, amante de atividades físicas e a culinária está em seu DNA. Aprendeu a gostar de musculação
-
Mineiro de Juiz de Fora. Publicitário, Pós-graduado em Gestão de Marketing e Negócios pela FACC/UFJF. Nunca foi atleta de nada, mas sempre curtiu musculação e gosta de manter o "shape" em dia. Aprendendo diariamente a cozinhar com a Duda.
Source: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/blog/casal-fit-no-g1-zona-da-mata/post/vitamina-c-nao-e-refresco-de-laranja.html
Tidak ada komentar